Enquetes

Como tem sido o processo de iniciação a docência proporcionado pela participação como bolsita do PIBIDCiências?

 Prof. MSc. Roque Ismael da Costa Güllich

11 comentários:

  1. Na minha opinião tem sido boa, uma vez que o programa está possibilitando vivenciar na prática o que vem sendo estudado teoricamente, ou seja, o ensinar pela pequisa e o uso da experimentação no ensino de ciências(não só, mas principalmente).Além disso, percebo que esse contato com o aluno, com a escola,... só tem a contribuir na minha formação como docente.

    ResponderExcluir
  2. Raquel Dattein
    Está sendo uma experiência única, na qual ensino o que aprendo e (re)aprendo quando ensino! A cada dia noto como o projeto do PIBIDCiências me auxilia na própria graduação, a rever meu comportamento e perceber nos meus Professores a sua Didática para (re)pensar a minha. Sinto a importância da nossa presença na escola, a articulação que “somos” e fazemos através do diálogo entre nós bolsistas, Professores da rede e formadores da UFFS para melhorar o ensino através do planejamento, ação, formação e reflexão contínua. Além disso, refletir sobre as práticas no Diário de Bordo me ajudam a analisar se o que e como estou fazendo promove aprendizagem para os atingidos, incluindo eu.

    ResponderExcluir
  3. Márcia Donel04/11/2011, 21:05

    Para min estar no programa do PIBIDciências,é um grande desafio pois é nele que temos a oportunidade de conviver mais com os alunos e de presenciar momentos maravilhosos.Atraves do progama também estamos adquerindo esperiências para quando nós formos os professores,apartir desse contato com os alunos é que passamos aperceber o quanto é dificel ensinar.

    ResponderExcluir
  4. Está sendo de grande importância para minha formação, pois o contato com os alunos está sendo um desafio e ao mesmo tempo muito gratificante.Sem falar em poder manter contato com outro professores que já estão a mais tempo na profissão,podendo espelhar-se em alguns e outros rever os métodos e buscar outras alternativas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Para mim o programa está sendo muito importante em minha formação, pois sabemos hoje as dificuldades que os professores enfrentam, e quem quer seguir a carreira de professor deve ser persistente e ter vontade de ensinar e aprender, e através do PIBIDCiências participo dessa realidade diariamente e percebo sim que estou no caminho certo. Participando ativamente das atividades escolares como auxiliando nas aulas, preparando aulas e práticas vejo que isso desperta em mim ainda mais o desejo pela docência. Entrar em sala de aula e ensinar um conteúdo(transmitir o conhecimento) aos alunos e eles entenderem é muito gratificante ,e dessa maneira já estamos construindo nossa marca de professor.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o programa PIBIDCiências só veio a contribuir em nossa formação como futuros decentes. A convivência direta com a escola e alunos, nossas reuniões e debates ouvindo os relatos dos colegas pibidianos, as orientações de nossos supervisores, nos fazem refletir, desde já, em nosso processo de ensino-aprendizagem. Penso por vezes, diante da realidade escolar, como seria uma aula ideal e/ou um professor ideal? Acredito que esta é a questão que todo professor e nós, estudantes dessa profissão, deveríamos pensar e repensar diariamente.

    ResponderExcluir
  7. Tem sido com toda certeza a melhor forma de começarmos a nos preparar para a vida como professores. É uma experiência que todo universitário que deseja seguir o rumo da docência deve experimentar, pois de forma geral, é o futuro dele que é colocado em prática no presente, fazendo com que ele comece a corrigir erros com reflexões no dia-a-dia, que é proporcionado pela prática de utilizar o diário de bordo, incluido como tarefa de todos os bolsistas deste programa.

    ResponderExcluir
  8. Tem sido muito boa,uma vez que, quando se busca um curso de licenciatura, tem-se um grande medo quando se pensa em iniciar a nossa docência em escolas.Para isso acredito que o projeto mudou, e muito a minha concepção do que realmente é ser docente.Como Licencianda em ciencias acredito que as reflexões feitas pelas leituras tem me ajudado tanto na realização de práticas,quanto nas aulas da graduação .O PIBID,é uma experiência que recomendo para todos os graduandos,pois é um elemento de integração da comunidade, professores e alunos com a iniciação à docência com graduandos dos diversos semestres da UFFS.
    CARLA POLANCZKY.

    ResponderExcluir
  9. Posso afirmar que esta sendo ótimo para minha formação o PIBIDCiências, me possibilitando a conhecer o campo que atuarei profissionalmente.Em que ao construir o diário de bordo,em meu cotidiano me possibilito a refletir sobre as praticas vivenciadas em sala de aula. Ser bolsista do programa é algo que evidência o aluno que marca pois as práticas viabilizam um ensinar pela pesquisa, em que o aluno se torna o sujeito da aula construindo junto com o professor o seu conhecimento. As reflexões e orientações ajudam na constituição docente e isso é proporcionado pelo PIBID.

    ResponderExcluir
  10. Kamila Rudek
    O PIBID Ciências vejo como uma oportunidade ímpar de melhor desenvolver e compreender as discussões referentes ao ensino de Ciências. Com este vínculo estamos mais próximos da realidade escolar, o que faz com que nós acadêmicos vivenciamos experiências incríveis o que ajuda a construir um perfil de profissional mais crítico e autônomo, diante dos demais profissionais. Sendo assim devo salientar a minha extrema satisfação de estar integrada nas dinâmicas ofertadas por esta instituição, a qual faz melhor compreender os "problemas" contemporâneas encontradas pelos educadores. Todos temos ensejos do que seria uma educação de qualidade, onde o aluno pudesse intervir com um pensamento critico mas para isso realmente acontecer o que nós futuros professores devemos trabalhar para que isso saia do papel? Acho que é uma discussão inerente em tempos de globalização onde os problemas geralmente recai aos alunos.... Reclamações como por ex: não estudam não querem nada com nada, e tantas outras histórias que ouvimos nas salas de aula. Qual é nosso ideal? Como trabalhar com tal comportamento? São respostas que precisamos entender.

    ResponderExcluir
  11. O PIBID/Ciências abriu novas portas que até então estavam fechadas, atuar nas escolas juntamente com um professor possibilita um aprendizado para mim como licencianda desde o início do curso o que facilita a tomada de decisão de ser professora. Poder colaborar em sala de aula e vivenciar o contexto escolas com alunos em sala de aula, percebendo como estes estão construindo seus conceitos através de ações que o professor propõe e poder colaborar com essas ações, principalmente com o uso da experimentação é algo que faz com que o licenciando se transforme gradativamente em professor.

    ResponderExcluir