No
dia 01 de fevereiro de 2013 as supervisoras do PIBIDCiências da Universidade
Federal Fronteira Sul de Cerro Largo/RS, Jane Elise Dewes Abdel, Marisa Both,
Sílvia Síveris, Tatiana R. F. Venzke e a supervisora voluntária Eliane G. dos
Santos, participaram do I Encontro Institucional dos supervisores do
PIBID/UFFS, no Seminário Dom Pastor, em Chapecó-SC, organizado pela UFFS e
previsto no projeto enviado à CAPES.
A
professora Drª Maria Lúcia Maraschim e o Prof. Me. Jeferson Ferreira coordenaram
o evento. A coordenação frisou a importância dos processos e movimentos fortalecedores
do projeto, incluindo a ação dos supervisores, referindo-se como peças chaves
no alcance dos objetivos.
A
professora Maria Lúcia organizou grupos para compartilhar as experiências entre
os campi da UFFS, espaço que pro por maior integração e aproximação entre
os supervisores do projeto PIBID. Foi muito importante esse momento de troca,
de aprendizado, pois percebemos que essa contribuição veio ao encontro de
nossas expectativas de crescimento junto às ações pertinentes às supervisoras
pibidianas. Os grupos também ficaram incumbidos de registrar os pontos fortes e
pontos frágeis do “Nosso Dizer e Nosso Fazer Como supervisores do PIBID”.
Alguns
pontos fortes registrados pelo nosso grupo: Trabalho em grupo nas salas de aula
com a ajuda dos estudantes bolsistas e elaboração de material prático; os estudantes
bolsistas agilizam as aulas e buscam materiais inovadores; preparam e aplicam
aulas de reforço e oficinas e ainda preparam para o ENEM; melhorou o empenho e
o entusiasmo dos alunos das escolas; houve melhora na oralidade,
comprometimento e compreensão por parte dos estudantes bolsistas; o projeto
tornou a universidade mais próxima da educação básica; em alguns campi ocorre
rodízio dos estudantes bolsistas entre as escolas; os estudantes bolsistas são
muito unidos e trabalham coletivamente; ocorreu atendimento pelos estudantes
bolsistas a alunos trabalhadores, em horários especiais; socialização dos estudantes
bolsistas com a comunidade escolar; existe apoio das direções de escolas nas atividades
desenvolvidas pelos estudantes bolsistas; encontro de planejamento semanalmente;
acompanhamento das aulas e execução de atividades práticas pelos estudantes
bolsistas; contribuição no desenvolvimento da escrita e na melhoria da ação a
partir da reflexão através do diário de bordo; criação de blogs; organização e
ativação dos laboratórios nas escolas; realização de amostras e feiras de
ciências; leitura, reflexão e discussão de textos formativos; passeios de
estudo; cursos de for-mação permanente; construção de jogos didáticos;
participação em eventos para apresentação de trabalhos; certificação do
estudante bolsista em relação a sua futura profissão e, por fim, para o
professor da educação básica (supervisores), o PIBID é uma formação continuada.
Sobre
os pontos frágeis: alunos com dificuldades de aprendizagem não compareciam no
turno inverso (Realeza); alguns estudantes bolsistas não estimulavam os alunos
de escola a virem no turno inverso e não aceitavam sugestões dos supervisores,
sendo afastados do programa; no início faltaram encontros para planejamento; há
necessidade de mais recursos financeiros para elaboração de material didático,
livros e viagens de estudos. Após o registro dos pontos fortes e frágeis, a
professora Maria Lúcia solicitou aos grupos que fizessem as colocações
discutidas e registradas para serem apreciadas no grande grupo. Muitos tópicos
citados foram reincidentes e satisfatórios, ficando visível o crescimento do
projeto.
Outro
momento que serviu de reflexão e que sensibilizou a todos foi a apresentação de
um vídeo por um aluno do curso de Ciências Sociais, de Chapecó, que mostra a
sua trajetória de vida em um assentamento de sem terra, suas dificuldades, seus
esforços, suas lutas, sendo uma delas a conquista de uma vaga na universidade.
A
professora Maria Lúcia, antes de finalizar, leu as atribuições do supervisor
conforme a CAPES determina e fez comentários salientando que os supervisores estão
envolvidos em muitas outras tarefas não citadas no projeto.
Jane Elise Dewes Abdel,
Supervisora do
PIBIDCiências
UFFS: Cerro Largo-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário