I Encontro Institucional dos Supervisores do PIBID/UFFS



No dia 01 de fevereiro de 2013 as supervisoras do PIBIDCiências da Universidade Federal Fronteira Sul de Cerro Largo/RS, Jane Elise Dewes Abdel, Marisa Both, Sílvia Síveris, Tatiana R. F. Venzke e a supervisora voluntária Eliane G. dos Santos, participaram do I Encontro Institucional dos supervisores do PIBID/UFFS, no Seminário Dom Pastor, em Chapecó-SC, organizado pela UFFS e previsto no projeto enviado à CAPES.
A professora Drª Maria Lúcia Maraschim e o Prof. Me. Jeferson Ferreira coordenaram o evento. A coordenação frisou a importância dos processos e movimentos fortalecedores do projeto, incluindo a ação dos supervisores, referindo-se como peças chaves no alcance dos objetivos.
A professora Maria Lúcia organizou grupos para compartilhar as experiências entre os campi da UFFS, espaço que pro por maior integração e aproximação entre os supervisores do projeto PIBID. Foi muito importante esse momento de troca, de aprendizado, pois percebemos que essa contribuição veio ao encontro de nossas expectativas de crescimento junto às ações pertinentes às supervisoras pibidianas. Os grupos também ficaram incumbidos de registrar os pontos fortes e pontos frágeis do “Nosso Dizer e Nosso Fazer Como supervisores do PIBID”.
Alguns pontos fortes registrados pelo nosso grupo: Trabalho em grupo nas salas de aula com a ajuda dos estudantes bolsistas e elaboração de material prático; os estudantes bolsistas agilizam as aulas e buscam materiais inovadores; preparam e aplicam aulas de reforço e oficinas e ainda preparam para o ENEM; melhorou o empenho e o entusiasmo dos alunos das escolas; houve melhora na oralidade, comprometimento e compreensão por parte dos estudantes bolsistas; o projeto tornou a universidade mais próxima da educação básica; em alguns campi ocorre rodízio dos estudantes bolsistas entre as escolas; os estudantes bolsistas são muito unidos e trabalham coletivamente; ocorreu atendimento pelos estudantes bolsistas a alunos trabalhadores, em horários especiais; socialização dos estudantes bolsistas com a comunidade escolar; existe apoio das direções de escolas nas atividades desenvolvidas pelos estudantes bolsistas; encontro de planejamento semanalmente; acompanhamento das aulas e execução de atividades práticas pelos estudantes bolsistas; contribuição no desenvolvimento da escrita e na melhoria da ação a partir da reflexão através do diário de bordo; criação de blogs; organização e ativação dos laboratórios nas escolas; realização de amostras e feiras de ciências; leitura, reflexão e discussão de textos formativos; passeios de estudo; cursos de for-mação permanente; construção de jogos didáticos; participação em eventos para apresentação de trabalhos; certificação do estudante bolsista em relação a sua futura profissão e, por fim, para o professor da educação básica (supervisores), o PIBID é uma formação continuada.
Sobre os pontos frágeis: alunos com dificuldades de aprendizagem não compareciam no turno inverso (Realeza); alguns estudantes bolsistas não estimulavam os alunos de escola a virem no turno inverso e não aceitavam sugestões dos supervisores, sendo afastados do programa; no início faltaram encontros para planejamento; há necessidade de mais recursos financeiros para elaboração de material didático, livros e viagens de estudos. Após o registro dos pontos fortes e frágeis, a professora Maria Lúcia solicitou aos grupos que fizessem as colocações discutidas e registradas para serem apreciadas no grande grupo. Muitos tópicos citados foram reincidentes e satisfatórios, ficando visível o crescimento do projeto.
Outro momento que serviu de reflexão e que sensibilizou a todos foi a apresentação de um vídeo por um aluno do curso de Ciências Sociais, de Chapecó, que mostra a sua trajetória de vida em um assentamento de sem terra, suas dificuldades, seus esforços, suas lutas, sendo uma delas a conquista de uma vaga na universidade.
A professora Maria Lúcia, antes de finalizar, leu as atribuições do supervisor conforme a CAPES determina e fez comentários salientando que os supervisores estão envolvidos em muitas outras tarefas não citadas no projeto.
Jane Elise Dewes Abdel,
Supervisora do PIBIDCiências
UFFS: Cerro Largo-RS

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