O que você entende por experimentação e qual seu papel no Ensino?


As atividades experimentais são sem dúvida nenhuma indispensáveis, porém condição não suficiente para aula de Ciências ter êxito. Acredito que as atividades que estão postas aqui servem de bom início para nossa discussão sobre o papel da experimentação no Ensino de Ciências, bem como para discussão do modo de desenvolver tal modelo de ensino. Convido todos a se manisfestarem quanto ao que entendem por Experimentação e qual seu papel no Ensino. Será nosso primeiro ensaio. Abraço a todos.

Roque Ismael da Costa Gülich, MSc.
Professor

34 comentários:

  1. Experimentação é um método que investiga, que busca comprovar ou refutar pressupostos teóricos.
    No ensino de ciências, entendo que a experimentação, possui um papel fundamental, uma vez que seja muito benéfica no processo de ensino-aprendizagem, quando acompanhada de uma reflexão sobre ela.Pois entendo que assim a experimentação fará sentido no ensino, havendo a discução e a reflexão, oque fará com que nossos alunos compreendam oque está se fazendo.

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  2. Para mim, o caminho de experimentação e teoria é uma via de mão dupla. Pode ter a finalidade de comprovar uma teoria ou criar uma nova a partir de uma experimentação.
    O papel da experimentação no ensino é abrir novos caminhos de aprendizagem aos alunos, mas claro, se o professor souber achar o caminho correto para isso. A experimentação por si só não garantirá o aprendizado do aluno, e sim a maneira na qual o professor abordará esta experimentação, sabendo que ela deve ser executada não somente por uma simples brincadeira, mas como uma nova forma de ensinar e despertar o interesse dos estudantes.

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  3. Marisa
    Para mim a experimentação é uma das formas para encantar o aluno para o ensino da disciplina de ciências. Sei que a experimentação envolve todo um processo científico ( observação, ação e reflexão) porém, nas turmas que trabalho, a experimentação é apenas uma demonstração de algum fenômeno, sem fazer nenhuma reflexão. É fazer uma aula diferente.

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  4. Camilo Alexandre Jablonski11/08/2011, 22:20

    A experimentação no ensino de Ciências do ensino fundamental, é de extrema importância, pois com a experimentação podemos comprovar na prática o que estudamos na teoria... é algo fundamental para que os estudantes entrem no ensino médio com alguma noção nas áreas da biologia, física e química. Por que a realidade é essa, a maioria dos estudantes, ingressa no ensino médio e não faz nenhuma ideia, ou tem fracas concepções dos conteúdos a serem estudados, principalmente nas áreas de química e física, nas quais a experimentação é muito fácil de ser aplicada, digo, existem muitas experiências, simples e fáceis de serem entendidas pelos alunos e que ajudam a fixar o conteúdo teórico apresentado pelo professor. Além de aplicar a teoria na prática, a experimentação desperta interesse nos alunos, tornando o ensino/aula muito mais agradável, e quem sabe também assim, despertando novos talentos para as áreas das Ciências da Natureza!

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  5. Débora Harms Stangherlin12/08/2011, 09:44

    Para mim a experimentação no ensino de ciências é de fundamental importância, não apenas por fazer uma aula diferenciada, mas porque através dessa irá surgir questionamentos e interesse da parte dos alunos, os quais irão observar, relatar, e desta maneira começarão a expandir seu campo de conhecimento. Claro que não se deve fazer qualquer experimento sem sentido, primeiramente deve saber como fazer a experiência, saber o que acontece e porque acontece, e desta maneira as aulas começarão a ter sentido para os alunos, e acredito que também será uma grande satisfação para os professores, que são os alicerces da educação.

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  6. CARLA POLANCZKY12/08/2011, 10:07

    Acredito que para mim ,Carla a experimentação é o caminho para que o aluno ingresse no até então "desconhecido" mundo das Ciências.As aulas passam a ser mais dinâmicas e os alunos despertam interesse ,além disso,a aula passa a ser esperada ao longo de toda a semana e,preferida entre as demais .A experimentação é o modo de interação entre a teoria, o cotidiano ,o profesor e os alunos.Prova disso é o tamanho de seu papel no Ensino e aprendizagem.Uma realidade da grande maioria das escolas é a ausência de aulas de experimentação com as turmas tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio.As aulas frequentes de teorias, tornam-se repetitivas e os alunos não compreendem tudo que poderia ser aproveitado.Uma deficiência que pesa muito quando se chega a uma graduação ,ao menos foi o que aconteceu comigo.Portanto, a experimentação deve ser imprescindível no processo de aprendizagem dos alunos,mas também de professores que as vezes não se dão conta do que estão fazendo .É papel de nós licenciandos em Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul, mudarmos essa realidade presente na maioria das escolas,para que se tenha um ensino de qualidade.

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  7. Márcia Donel12/08/2011, 11:07

    A experimentação para min é fundamental pois é atraves dela que os alunos passam a interagir nas aulas de ciências saindo assim daquelas aulas monotonas "aulas teoricas",mas devemos lembras que essa aulas devem ser sempre planejadas e debatidas pelos alunos e professores.Pois debatendo o conteúdo aplicado na aula prática é que passarão a entender melhor o conteúdo estudado.

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  8. raquel dattein12/08/2011, 12:08

    mensagem




    A experimentação é uma prática de ensino que auxilia na explicação dos conceitos científicos, oportunizando descobertas e redescobertas. É indispensável no Ensino, pelo fato de contribuir para fixar com mais exito o conteúdo, ou seja, ajuda o aluno a assimilar o que aprende com o que está faz diariamente.

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  9. Acredito que a experimentação é de extrema importância para que o aluno consiga entender o conteúdo aplicado na teoria,mas oque deve ficar claro é que esta experimentação deve sempre buscar acrescentar algo no conhecimento do aluno e não apenas ser uma aula diferente.

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  10. Para mim,a experimentação deve ser trabalhada desde o início do ensino fundamental, pois os experimentos instigam uma curiosidade nos alunos que com só a aula teórica não é possível. Aliando a experimentação com a reflexão os alunos conseguem interligar os assuntos com o seu cotidiano, principalmente na parte da química e física.

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  11. O ensino de ciências não deve apenas inserir disciplinas no currículo, é necessário implementar programas adequados à realidade que incluam práticas que estimulam a curiosidade e despertam a vontade de aprender. O uso de atividades experimentais como estratégia para estas práticas é uma das maneiras mais frutíferas de se minimizar as dificuldades de se aprender e de se ensinar ciências de modo significativo e consistente. Lamenta-se que nos últimos anos, quando da formação de docentes, foi dispensada pouca ênfase ao papel da experimentação no ensino de ciências. Cabe a nós, atuais Licenciandos em Ciências, com o apoio de nossos professores realizar estudos, e buscar maneiras mais eficazes de realizar experimentação na área de ciências com nossos alunos, pois sabemos que existe uma ampla gama de possibilidades de uso das atividades experimentais. Entretanto, para que os professores possam lograr sucesso em sua prática pedagógica, acredita-se ser imprescindível que a metodologia experimental adotada seja selecionada tendo em vista quais são os principais objetivos a serem alcançados com a mesma, uma vez que as diferentes modalidades de experimentação tendem a priorizar e facilitar o alcance de diferentes objetivos educacionais, cabendo portanto a quem conduzirá a atividade a escolha mais adequada da mesma, considerando o momento, o contexto e as finalidades pretendidas.

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  12. O ensino de ciências é muito priveligiado em relação ao uso da experimentação em função de serem trabalhados assuntos relacionados ao cotidiano. Porém cabe aos professores se apropriarem dessa técnica em suas aulas, tanto no ensino fundamental quanto no médio. Na minha visão utilizar a experimentação na sala de aula se torna algo muito vantajoso, essa atividade instiga a curiosidade nos alunos. Além de facilitar o entendimento de conceitos cientifícos através do uso da experimentação, se torna algo que o aluno consegue observar, e não simplesmente conceitos que são decorados.

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  13. Acho que é muito importante a experimentação no ensino de ciencias, desde que seja manuseada por um bom profissional da área, este deve realizar seu propósito, ou seja, sua meta a ser alcançada com uma prática, caso contrário irá perder uma aula que poderia render bons conhecimentos. Enfim o educador deve estar preparado para dar uma aula prática para que os alunos possam aproveitar o máximo esse momento.

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  14. Penso que a experimentação é a forma de concretizar muitos conceitos trabalhados em aula, a teoria aliada a pratica é mais atrativa aos olhos dos alunos, mas acima de tudo trabalhar conceitos partindo da pratica é mais divertido. Nas aulas de ciências deve ser feita por pessoa responsável e deve estar bem embasada, e não seja uma aula solta e sim com um propósito previamente pensado e estudado pelo professor.

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  15. Experimentação consiste na capacidade de proporcionar ao aluno o incentivo a pratica que é de grande importancia,pois somente o conteudo nao é suficiente para sanar as duvidas do educando, que as vezes é muito complexo e com a pratica é uma maneira de rever o conteudo e demonstrar para o aluno como aquele conteudo pode ser contextualizado na pratica ou em seu cotidiano.A expeimentação é fundamental pois instiga o aluno a ir atraz investigar e sanar sua duvidas que em sala de aula as vezes não é possivel.

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  16. É de suma importância o papel da experimentação no ensino de ciências, já que com esta o aluno pode tanto tirar à prova sua concepção teórica através da prática, quanto partir desta prática buscando teorizá-la. Neste sentido, não podemos fazer da experimentação apenas um item que irá ajudar o aluno a obter uma boa nota, mas sim, uma importante ferramenta de ensino visando complementar e agradar o ensino de ciências.

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  17. Acredito que poderíamos tentar (re)situar nossas compreensões a partir dos textos, na tentativa de perceber a experimentação para além de uma atividade motivacional, de ser a reprodução de teorias, ou complementação do conteúdo, empreendendo assim outros significados. Aguardo a todos na nova rodada de discussões.

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  18. A experimentação no Ensino de Ciências vai além das quatro paredes da sala de aula, no sentido de constituir-se em um elo entre o conteúdo programático e a realidade compreendida. Penso que, professor e aluno necessitam assumir suas posturas; a busca de conhecimentos pelo aluno e o professor, constante aprendiz, o mediador da aprendizagem. O processo de aprendizagem perpassa o plano individual de cada ser, porém é indício de um processo coletivo, de mediação. Na experimentação, isto deve ser evidente.

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  19. A Kelly aponta para elementos importantes do ensino, o papel do professor e a mediação, vamos aprofundar isso em discussões. Aguardo, posições.

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  20. Penso que tornar a experimentação como uma forma de construir o conhecimento seja através do ensinar pela pesquisa. Acredito que é uma das formas para mudar a maneira como os conteúdos são desenvolvidos em ciências, passando o livro didático como um aliado na construção do conhecimento e não apenas contendo o conteúdo que eu devo passar durante o ano. Talvez aquela sensação de que a organização dos conteúdos, ainda, está igual aos de vinte anos atrás, possa desaparecer, com a utilização do ensinar pela pesquisa.

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  21. Penso que a experimentação, não deva ser um mero instrumento de motivação e comprovação da teoria, mas sim uma via de mão dupla, onde teoria e prática andem juntas. Nesse contexto, o professor tem um papel fundamental, uma vez que assume o papel de mediador desse processo de ensino aprendizagem o qual deve objetivar a motivação do aluno para a pesquisa,buscando a construção do ensinar pela pesquisa.Essa aprendizagem motivacional para a pesquisa, será individual, mas formada no coletivo , numa interação aluno-professor, professor-aluno.

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  22. Márcia Donel31/08/2011, 08:32

    Penso que a experimentação é uma forma que os alunos tem para interagir com o conteúdo proposto pela teoria,mas devemos levar em conta que a experimentação é apenas um meio de podermos facilitar o ensino,e não de ensinarmos todo o conteúdo ao aluno.

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  23. A partir da experiência que estou usufruindo na escola em que atuo, noto que a experimentação permite uma formação-investigação-reflexão-ação para discentes e docentes envolvidos; sempre articulando a Biologia, a Física e a Química.Os experimentos permitem (re)aprender os fenômenos naturais através dos conceitos científicos, mediados pela professora e espontâneos, advindos dos alunos.
    Raquel Dattein

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  24. A experimentação no ensino das ciências, traz não só para o aluno uma forma de educar pela pesquisa e a possibilidade de instigação de seu processo futuro de formação, mas também uma forma de educação continuada do educador proporcionando ao mesmo aperfeiçoar seus métodos de ensino. Como outrora descrito, a educação rege em uma via de mão dupla na interação entre educador e educando.

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  25. Olá pessoal, gostaria de deixar algumas percepções acerca do discutido. Confesso que em uma impressão prévia sobre o papel da experimentação, compartilhava com muitos ideais apresentados acima, que caracterizam a percepção da comprovação teórica. Tal aspecto revela nossa visão tradicionalista, fruto do ensino ao qual fomos submetidos. Ao mobilizar e articular minhas opiniões com os referenciais teóricos de nossa área pude refletir sobre meus conceitos e incorporar uma postura mais coerente com o papel da experimentação no ensino de Ciências. Defendo, apoiado em Silva e Zanon (2000), a dualidade de sentido e direção dessas modalidades de ensino (teoria e prática). Nessa relação, é possível contemplar a prática experimental partindo do conhecimento teórico, expondo a fundamentação necessária para o desenvolvimento de uma atividade desse cunho. Porém, também é possível através da experiência contemplar a teoria. Ambos os caminhos são trilháveis, cabendo ao professor a escolha que melhor julgar adaptar-se ao processo de ensino e aprendizagem. Saliento a importância da mediação docente levantada pela colega Kelly, que deve ser constante durante a realização de uma prática experimental. Também ressalto outro fator indispensável na condução da experimentação:a reflexão sobre a prática empreendida expressa na forma do relatório, o qual deve ser fiel ao momento da aprendizagem.

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  26. Olá pessoal falando um pouco mais sobre o papel do professor acho que, em tempos um bom professor é aquele que deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos e passa a ser um orientador, assim estimulando o aluno a construção de argumentos, valores e habilidades. Bem como a capacidade de fazer com que o aluno seja critico diante das circunstâncias. Diante disso o mediador deverá ter profissionalismo, ética e compromisso para que ocorram essas transformações. Enfim esse é o desafio de todos, que estão envolvidos na educação. Não será de modo algum surpreendente a reação encontrada entre os professores com esses novos patamares de ensino.
    Kamila Maria Rudek

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  27. A experimentação desenvolve um papel importante na vida do so ser professor que atraves desse contexto transforma o ensino de ciencias e da a possibilita de o aluno juntamente com ele investigar e sanar sua duvidas referente ao contexto que a metodologia expoem o conteudo.

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  28. Todo o experimento feito em ambiente escolar, deve estar sempre contextualizado e embasado nos conteúdos a serem usados pelo planejamento do docente, ou seja, um experimento solto sem contextualização não poderá ser de muita valia.

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  29. As atividades experimentais no ensino de ciências devem envolver menos práticas e mais reflexão, pois muitos professores vêem as atividades práticas somente como algo estimulante ao aluno ou como uma complementação do conteúdo. Mas os professores também devem se perguntar se faz sentido realizar tal prática com os alunos e se eles realmente irão entender, porque alguns ainda não são capazes de estabelecer uma conexão entre o que estão fazendo e o que estão aprendendo, outros talvez gostem das práticas realizadas e aprendam realmente. Por estes motivos é que os professores devem fazer uma maior reflexão sobre suas atividades experimentais.

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  30. O texto "Concepções de Professores de Ciências sobre o ensino de Ciências" interpela com algumas concepções minhas e outras que ouço ou vejo.
    Desse modo, concordo com a frase: "... a prática pedagógica de cada professor manifesta suas concepções de ensino, aprendizagem e conhecimento...", ou seja, nas ações eu demonstro o que sei, o que aprendi e minha posição em relação. E é a própria ciência que me oportuniza isso, um modo de pensar agir no meio.
    "Os experimentos permitem despertar a curiosidade científica e o espírito de investigação", percebo isso ocorrer a cada experiência realizada na aula de Ciências que acompanho e interajo. Tanto eu como os alunos sempre queremos saber mais sobre o assunto abordado.
    Também considero importante discutir teoricamente o que ocorreu no processo e organizar em conjunto o relatório após o experimento, possibilitando aos alunos interagir com mais perguntas e serem mais críticos no ambiente escolar e fora dele.
    Raquel Dattein

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  31. Na minha opinião, a experimentação não deve ser considerada como uma mera comprovação de teoria ou uma forma de se chegar a uma nova. A experimentação tem um papel muito mais importante para as Ciências. Ela faz com que alunos, professores e todas as outras pessoas, incluindo as de uma sociedade inteira, vejam a área das Ciências de uma forma totalmente diferente. A experimentação mostra um novo mundo, uma nova forma (não tão nova assim) de se chegar a respostas e aprendizados.

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  32. Olá, a cerca da leitura do texto "Concepções de professores de ciências sobre o ensino de ciências", reforço o que já foi anteriormente transcrito pela colega Raquel, de que a partir da prática pedagógica, o professor expõe suas concepções de ensino, aprendizagem e conhecimento, suas crenças, sentimentos, compromissos políticos e sociais.Isso tenho notado em minha convivência na escola onde atuo, auxiliando e sujerindo práticas a serem desenvolvidas em conjunto com a professora.
    Para tanto, considero de extrema importância, o que também nos é afirmado no texto; de que tanto uma aula prática, experimental ou não, deva ser amplamente discutida para que haja um entendimento que vai além das definições. considero fundamental também que se faça além de um relato sobre a aula, se faça uma reflexão acerca da mesma.
    um abraço, e bons estudos a todos.

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  33. Olá, eu vejo a experimentação como uma estratégia, um caminho elementar para o ensino de ciências e também no processo de ensino e aprendizagem. A experimentação deve sempre iniciar com uma problemática sobre um determinado tema, na qual devera ser levantado hipóteses e depois a experimentação para ver ou não a pertinência dessa hipótese. As atividades experimentais devem possuir caráter investigativo, deve levar em consideração o processo, a hipótese e a participação ativa do aluno. Não apenas a experimentação em que uma receita e seguida, como uma "receita de bolo" que nada pode dar errado. Mas, sim deve haver uma reflexão nesse processo. No entanto, não estou dizendo que esse tipo de experimentação não deva ser realizado, ou seja, independentemente de que forma a experimentação com (caráter tradicional ou investigativo), o importante e realizar, fazer as atividades experimentais para nosso aluno.

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  34. Experimentação e algo motivador que que envolve a observação critica, accao e reflexão para poder validar fenômenos científicos ou melhora-los.

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